quinta-feira, 16 de junho de 2011

Caneca azul


Cedo é o dia que acabou de terminar. Do alto da minha janela vejo pessoas vagando sem ter pra onde ir. Não, não são simples pessoas: são Marias, Josés, Antônios, Fátimas, etc. tendo ou não o Silva como sobrenome, são brasileiros, filhos desta terra abençoada por Deus e bonita (?) pelas mãos do homem.

Do alto desta pequena porta para o mundo, vejo carros passando tão depressa quanto a rotina que perturba a vida dos milhões de trabalhadores que acordam todos os dias sabendo que precisam ser mais rápidos que os demais, senão perdem o ônibus e ganham um belo desconto no fim do mês.

Da parte baixa da janela, entre as cortinas, vejo as inúmeras famílias se digladiando logo nas primeiras horas do dia. Vejo pais esbofeteando educando filhos, mulheres enroladas entre lençóis com outros homens, casais que nem se quer trocam olhares ou poucas palavras.

Do alto dessa janela enxergo um garotinho, com uma caneca de plástico azul, sentado em um banco velho, em meio a todo esse caos. Ele é pequeno, mas possui olhos serenos e atentos. Seu olhar de súplica é constrangedor e está voltado diretamente para o meu, como se implorasse para fazer algo para ajuda-lo. Fecho a janela e me recolho no inferno que está minha cabeça. Como pode uma criança tão pequena viver nesse mundo de caos? O certo é que ele não vive. Sobrevive.

Só porque não temos de um tudo na vida, não significa que somos piores ou melhores do que as outras pessoas. Não importa de onde você vem ou o que você foi, o importante é pra onde você pretende seguir e o que você almeja ser. Hoje, sei que aquele garoto da caneca azul sou eu. E, até hoje, continuo sobrevivendo do alto da minha janela a esse mundo chamado Caos.

3 comentários:

  1. Nossa, não tenho nem o que comentar. Simplesmente tudo! Parabéns, você é massa demais. É uma honra te seguir. E obrigado por me acompanhar também. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua redaçao.
    continue assim.
    ;]
    sempre sua leitora fiel

    ResponderExcluir
  3. gostei mt...final arrepiou!

    ResponderExcluir